Uma enorme variedade de treinos
Ganhe uma aula de 1 hora – completamente grátis!
Conheça um pouco sobre o Treinamento Funcional
O que é treinamento funcional?
Treinamento Funcional é um novo conceito de atividade física mais dinâmica que as atividades ou treinos convencionais. Ele visa melhorar a capacidade das diversas funções do indivíduo e tem por objetivo trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à vida diária.
Nas academias, trabalha-se um músculo ou grupo muscular de cada vez, mas no treinamento funcional o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo. Os exercícios visam melhorar a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Como nenhuma atividade física é completa por si só, o treinamento funcional deve ser somado às demais modalidades de atividade física presentes nas academias para possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo e completo.
No que consiste o treinamento funcional?
O treinamento funcional busca realizar exercícios à semelhança das situações cotidianas e é direcionado a alguma modalidade específica de atividade. Quase sempre as situações cotidianas requerem o emprego de diversos grupos musculares ao mesmo tempo. O treinamento funcional procura justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.
No treinamento funcional não são usados aparelhos, apenas alguns acessórios e os exercícios apresentam uma complexidade maior que numa academia tradicional. Os exercícios utilizam o peso do próprio corpo para serem realizados. À medida que a pessoa evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com novos acessórios como mini trampolim, bola suíça, plataformas de equilíbrio e outros.
Os exercícios funcionais devem ser aplicados gradativamente e o primeiro ponto forte a ser trabalhado é o centro do corpo. Em resumo, o treinamento funcional consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou nas atividades cotidianas.
Quem pode fazer treinamento funcional?
Em princípio, qualquer pessoa sadia e com idade adequada pode fazer o treinamento funcional, mas pessoas que já praticam esportes ou atividades físicas se adaptam melhor a ele. Antes de se submeter ao Treinamento Funcional, o praticante deve consultar um médico e informar ao instrutor qualquer restrição ou problema de saúde que tenha e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.
Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional deve obedecer ao histórico de cada praticante. Devido à complexidade envolvida, esse método não é um dos mais indicados para as pessoas previamente sedentárias.
Vantagens X Desvantagens do treinamento funcional?
O Treinamento Funcional implica maior complexidade dos movimentos e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso melhora a flexibilidade, o equilíbrio, o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, ocasiona emagrecimento, realiza a otimização da coordenação motora, além de aumentar a autoestima. Apesar desses benefícios, esse tipo de treino comporta um risco maior de lesões, por isso, deve-se contar sempre com a supervisão de um especialista em Educação Física.
Benefícios do Treino Funcional
Benefícios de Gasto calórico :A perda de peso é uma questão individual para os praticantes de ginástica funcional. Você pode perder até 600 calorias em quarenta minutos de aula. Ela é indicada para quem busca reduzir medidas, mas os valores não são precisos, pois o planejamento das aulas varia de acordo com o seu condicionamento. É fundamental que você sempre exija mais de seu corpo, a queima de gorduras se intensificará com a sua total dedicação.
Quem busca reduzir o percentual de gordura pode utilizar a ginástica funcional. Ela está sendo muito adotada e divulgada por atletas fitness que objetivam deixar os músculos em evidência.
Benefícios ao Metabolismo
Se você tem dificuldade para perder peso porque seu metabolismo é lento, a ginástica funcional proporcionará a ativação contínua de seu sistema metabólico. A queima de gorduras não só ocorrerá durante as aulas, mas durante todo o dia. A adoção de uma dieta também ajudará você a conquistar os resultados mais rápidos para perder peso
Dicas de treino
Busque não exigir mais do que seu corpo é capaz, o objetivo é sempre se superar, mas esforços excessivos podem resultar em lesões e distensões que prejudicariam sua frequência às aulas.
Não execute movimentos que comprometam sua postura, é fundamental ter uma orientação para que a prática da ginástica funcional seja segura e rica apenas em benefícios.
Utilize equipamentos de segurança, o importante é você se sentir seguro para que seu treino seja o mais produtivo possível.
Beba água durante as aulas, o dinamismo e alta intensidade dos exercícios proporcionam perda de líquidos, você deve se manter hidratado para resistir até o fim da aula.
Faça alongamentos, a ginástica funcional trabalha todos os músculos, então um alongamento ou um aquecimento são indicados para seu corpo se preparar para a intensa aula
Não faça exercícios sem a orientação de um profissional de educação física.
Materiais usados nos treinamentos
- Cones
- Steps
- Bolas
- Cordas
- Elásticos
- Caneleiras
- Anilhas
- Cabos de vassoura
- Halteres
- Mini cama elástica
- Sacos de areia
- Cabos de suspensão
- Busu
- Power Bag
- Bugarian
- TRX