Uma enorme variedade de treinos
Ganhe uma aula de 1 hora – completamente grátis!
Conheça um pouco sobre o Pilates
O que é Mat Pilates?
MAT Pilates nada mais é do que uma versão do Método, onde os exercícios são praticados apenas no Mat (tapete no chão), ao invés de serem executados nos equipamentos.
Uma das diferenças do Pilates em Equipamentos, é que no Pilates Solo os músculos são trabalhados duplamente, pois são alongados e tonificados ao mesmo tempo.
Nessa versão, é trabalhado muito a força abdominal e a estabilidade, além dos exercícios trabalharem todos os grupos musculares.
Nessa versão do Pilates, exige muita concentração do praticante pois envolve a participação do corpo e mente em todos os movimentos executados.
O MAT Pilates é considerado mais difícil que o Pilates em Equipamentos e por isso, uma evolução do tal.
Isso porque a utilização do corpo como carga, aumenta o nível de dificuldade dos exercícios, além de exigir total controle corporal e concentração.
Como falaremos a seguir, essas combinações proporcionam diversos benefícios aos praticantes de MAT Pilates, além de criar um corpo longilíneo e saudável.
Por que devo Fazer Mat Pilates
Se você ainda não ficou convencido com todas as informações e descrições de benefícios do Método, aqui segue uma lista motivadora para você agendar a sua aula agora mesmo.
Preparado?
- O MAT Pilates é uma aula relaxante que não existe desgasto físico.
- Além disso, as aulas são muito revigorantes.
- Os resultados aparecem rapidamente e são duradouros.
- O MAT Pilates elimina toxinas e alivia tensões.
- Por movimentar o corpo todo, ele fortalece órgãos internos.
- Não precisa ser ativo em exercícios físicos. No MAT Pilates você começa do zero.
- Facilita a drenagem linfática.
Quem pode fazer Mat Pilates?
Quem pode fazer Pilates? Essa pergunta é feita por várias pessoas e estamos aqui para esclarecer sobre o assunto. Ele pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo. Entretanto, em virtude da exigência de concentração por parte do aluno durante a execução dos exercícios, não é recomendável que o Pilates seja praticado por crianças, que facilmente perdem a atração e a concentração.
Pilates na reabilitação
Quando um indivíduo é acometido por lesões, principalmente, na coluna é tentadora – e parece lógica – a opção pelo repouso total para solucionar uma crise de dor nas costas, por exemplo. Todavia, a ciência comprova que o imobilismo está entre as piores decisões que se pode adotar na presença de dor crônica na coluna vertebral.
Qual a diferença? Os exercícios do Método Pilates têm seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensação e restrita ao foco da lesão. Os exercícios de Pilates se aplicam tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura ou da articulação afetada durante a pós-reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica do Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência, o que permite uma evolução mais rápida ao paciente em reabilitação.
Cuidados! Obviamente, durante uma crise aguda de lombalgia, os movimentos de tronco e dos membros ficam bastante comprometidos. Entretanto, após o diagnóstico adequado e o tratamento médico da fase aguda, é recomendável o retorno gradual às atividades físicas cotidianas e, em seguida, ao programa de exercícios que deverá receber alguns ajustes. Normalmente, essa sequência somente é possível após um tratamento fisioterapêutico.
Quem dá as aulas de Pilates?
No início, as aulas de Pilates eram ministradas por bailarinos que tinham aulas com o “pai” do Pilates, Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. Devido à consciência corporal, os bailarinos transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.
Vantagens X Desvantagens do Mat Pilates?
A grande vantagem do Mat Pilates é o custo-benefício. O que acontece é que a pessoa que quer fazer o Mat Pilates precisa entender que ele é mais barato, no geral, que o pilates, porque ele vem sendo oferecido nas academias como uma parte aeróbica.
Mat Pilates. Como é e quais os benefícios para a saúde. No entanto, as turmas de academias de Mat Pilates são mais lotadas que as turmas de studios que oferecem somente a modalidade Pilates.
O Mat Pilates são exercícios mais abrangentes para todos que querem uma atividade que incentiva o alongamento corporal, a tonificação muscular e a melhora da postura da pessoa e do equilíbrio.
Pilates e as vantagens sob o Mat Pilates
Uma das grandes vantagens de se fazer o pilates é que ele geralmente acontece com uma turma de 5 pessoas, mais o profissional que vai dar a aula. Assim, ajudando a pessoa a ter mais desenvoltura com a modalidade.
Mat Pilates. Como é e quais os benefícios para a saúde. Imagem:divulgação
O professor de pilates também consegue dar aulas mais direcionadas a mobilidade de cada aluno e já nas aulas de Mat Pilates, por se tratar de um público bem maior, geralmente o professor tenta dar algo que faça bem para todos.
Qual a diferença entre Studio e Academia de musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.
Benefícios ao Metabolismo
Assim como toda e qualquer modalidade derivada do Método Pilates, você vai encontrar inúmeros benefícios para o corpo e principalmente para a mente.
Aqui reunimos alguns benefícios encontrados no MAT Pilates.
- Melhora da Flexibilidade
- Fortalece a Musculatura de Todo o Corpo
- Melhora da Mobilidade Articular
- Trabalha o Alongamento Corporal
- Melhora a Postura e o Alinhamento Corporal
- Melhora a Consciência Corporal
- Alívio de Dores
- Melhora do Sono
- Melhora a Respiração Torácica
- Diminuição do Nível de Estresse
- Melhora o Equilíbrio
- Trabalha constantemente o Power House
- Melhora a Coordenação Motora
Benefícios do Pilates:
– Redução do estresse, dores crônicas e tensões;
– Estimulação do sistema circulatório e da oxigenação do sangue;
– Maior mobilidade articular, flexibilidade e relaxamento muscular;
– Melhora da respiração (a capacidade cardiovascular respiratória é aprimorada).
– A técnica de respiração profunda permite uma maior oxigenação do sangue e, assim, o corpo passa a funcionar melhor;
– Ganho de consciência e equilíbrio corporal;
– Melhora da coordenação motora;
– Aumento do condicionamento físico e mental;
– Correção postural;
– Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas;
– Fortalecimento dos órgãos internos;
O método atua no fortalecimento do corpo, especialmente da musculatura abdominal, alonga e proporciona flexibilidade, desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação. Além disso, ajuda a descomprimir lesões na coluna, deixa as articulações mais móveis, desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região e eleva a capacidade de contração muscular. Por possibilitar um treinamento muscular mais específico para a coluna e estabilização vertebral, o Pilates se torna um aliado eficaz no pós-tratamento de patologias associadas à coluna vertebral (hérnia de disco, lombalgia, discopatia degenerativa, artrose) e na prevenção de dores nas costas
Dicas de treino
agora que você já conhece todos os benefícios do MAT Pilates e pode executá-lo, vamos deixar alguns exemplos de exercícios solo.
Os exercícios originais de solo criados por Joseph Pilates, incluem exatamente 34 exercícios.
Entretanto conforme o Pilates Contemporâneo foi ganhando força dentro dos Studios, esses exercícios sofreram adaptações e ganharam novas formas.
Mas não se esqueça, existe uma grande gama de exercícios, incluindo as adaptações possíveis com a utilização dos acessórios.
Materiais usados nos treinamentos
- Steps
- Bolas
- Elásticos
- Caneleiras
- Halteres
- Busu
- Fit ball
- Magic circle
- Faixas elasticas